
Como rezar o terço: Guia passo a passo para iniciantes
Rezar o terço é uma prática tradicional da fé católica que ajuda os fiéis a meditar sobre a vida de Jesus Cristo e da Virgem Maria. Se está à procura de como rezar o terço, este guia passo a passo vai ajudá-lo a compreender a estrutura e a importância desta oração poderosa.
O que é o terço?
O terço é uma forma de oração tradicional da Igreja Católica composto por um conjunto de contas, para ajudar na recitação de orações e na meditação dos principais acontecimentos da vida de Jesus Cristo e da Virgem Maria.
Este método de oração combina repetições de orações vocais com a meditação dos Mistérios do Rosário, que são momentos marcantes da história da salvação, divididos em quatro grupos: Mistérios Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e Luminosos. Cada grupo é composto por cinco mistérios, e cada mistério corresponde a uma dezena do terço.
Durante a oração do terço, o fiel reza 5 mistérios compostos cada qual por:
1 Pai-Nosso
10 Avé-Marias
1 Glória ao Pai
Isto é repetido por cinco vezes, uma para cada mistériodo. O terço não é apenas uma sequência de orações repetidas — é um convite à meditação profunda sobre a vida, morte e ressurreição de Cristo, com a intercessão da Virgem Maria.
Além disso, o terço é uma oração acessível a todos: pode ser rezado individualmente ou em grupo, em casa, na igreja ou em qualquer lugar tranquilo. É também um instrumento espiritual de proteção e paz, muito promovido por santos e pelo próprio Papa ao longo dos séculos.
Guia para rezar o terço
– Mistérios Gozosos – Segunda-feira e Sábado
- 1º Mistério Contemplamos – A Anunciação do Anjo e a Encarnação do Verbo no seio Puríssimo de Maria
- 2º Mistério Contemplamos – A visitação de Maria a sua prima Santa Isabel
- 3º Mistério Contemplamos – Nascimento do Menino Jesus, na gruta fria em Belém
- 4º Mistério Contemplamos – A apresentação do Menino Jesus no templo, e a purificação de Maria
- 5º Mistério Contemplamos – A perda e o encontro do Menino Jesus no templo discutindo com os doutores da Lei
– Mistérios Luminosos – Quinta-feira
- 1º Mistério Contemplamos – Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo no rio Jordão
- 2º Mistério Contemplamos – Primeiro milagre de Nosso Senhor Jesus Cristo transformando a água em vinho nas bodas de Caaná.
- 3º Mistério Contemplamos – Anunciação do Reino de Deus e o convite de à conversão.
- 4º Mistério Contemplamos – A transfiguração de Nosso Senhor no Monte Thabor
- 5º Mistério Contemplamos – A Instituição da Eucaristia na Última Ceia
– Mistérios Dolorosos – Terça e Sexta-feira
- 1º Mistério Contemplamos – A oração e agonia no Horto das Oliveira
- 2º Mistério Contemplamos – Flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo
- 3º Mistério Contemplamos – A coroação de espinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo
- 4º Mistério Contemplamos – Nosso Senhor carregando a Cruz nas costas à caminho do Calvário
- 5º Mistério Contemplamos – A Crucifixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo
– Mistérios Gloriosos – Quarta-feira e Domingo
- 1º Mistério Contemplamos – A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo
- 2º Mistério Contemplamos – A Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo
- 3º Mistério Contemplamos – A descida do Espírito Santo a Nossa Senhora e os Apóstolos reunidos no Santo Cenáculo
- 4º Mistério Contemplamos – A Assunção de Nossa Senhora aos Céus de corpo e alma
- 5º Mistério Contemplamos – A Coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra dos Anjos e dos Homens
Orações necessárias para rezar o terço
Oração Inicial
Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.
Sinal da Cruz
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amem.
Credo
Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo, Seu único Filho, Nosso Senhor; O Qual foi concebido pelo poder do Espírito Santo. Nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto, sepultado; desceu aos infernos. E ao terceiro dia ressuscitou dos mortos; e subiu ao Céu, onde está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, de onde há-de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na Comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amem.
Pai Nosso
Pai nosso, que estais no Céu, santificado seja o Vosso Nome; venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amem
Ave Maria
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é conVosco; bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem.
Glória
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amem
Ó meu Jesus
Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno; levai as alminhas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
Salve, Rainha
Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, Salve. A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, Advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito Fruto do Vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amem
Siga-nos nas Redes Sociais
Se ainda não nos segue no Facebook, no Instagram ou no Youtube clique para nos seguir. Através das redes sociais procuramos levar a Palavra de Deus e os ensinamentos da Igreja Católica, a todas as pessoas do mundo.
Nos dias de hoje, apesar de tantos avanços tecnológicos e científicos que os séculos XX e XXI conquistaram, apesar de tanto desenvolvimento, o género humano continua a sentir a sua limitação interior.
Isto ocorre, porque Deus criou o homem e a mulher com uma sede de infinito que só será plenamente saciada quando a alma encontra a sua felicidade e o seu amor em Deus nosso Senhor e Criador.
Nossa missão como católicos deverá ser de missão, indo ao encontro dessas pessoas e encaminhá-las até Deus.