Santo do Dia
Nesta página você poderá conhecer a incrível vida do Santo do Dia de hoje. No final, se desejar, escreva as suas intenções para serem lembradas nas Santas Missas e Adorações ao Santíssimo Sacramento.
São Sebastião – mártir | 20 de Janeiro
(Fonte: salvaimerainha.org.br)
O santo de hoje nasceu em Narbonne; os pais eram oriundos de Milão, na Itália, do século terceiro. São Sebastião, desde cedo, foi muito generoso e dado ao serviço. Recebeu a graça do santo batismo e zelou por ele em relação à sua vida e à dos irmãos.
Ao entrar para o serviço no Império, como soldado, tinha muita saúde no físico, na mente e, principalmente, na alma. Não demorou muito, tornou-se o primeiro capitão da guarda do Império. Esse grande homem de Deus ficou conhecido por muitos cristãos, pois, sem que as autoridades soubessem – nesse tempo, no Império de Diocleciano, a Igreja e os cristãos eram duramente perseguidos –, porque o imperador adorava os deuses. Enquanto os cristãos não adoravam as coisas, mas as três Pessoas da Santíssima Trindade.
Esse mistério o levava a consolar os cristãos que eram presos de maneira secreta, mas muito sábia; uma evangelização eficaz pelo testemunho que não podia ser explícito.
São Sebastião tornou-se defensor da Igreja como soldado, como capitão e também como apóstolo dos confessores, daqueles que eram presos. Também foi apóstolo dos mártires, os que confessavam Jesus em todas as situações, renunciando à própria vida. O coração de São Sebastião tinha esse desejo: tornar-se mártir. E um apóstata denunciou-o para o Império e lá estava ele, diante do imperador, que estava muito decepcionado com ele por se sentir traído. Mas esse santo deixou claro, com muita sabedoria, auxiliado pelo Espírito Santo, que o melhor que ele fazia para o Império era esse serviço; denunciando o paganismo e a injustiça.
São Sebastião, defensor da verdade no amor apaixonado a Deus. O imperador, com o coração fechado, mandou prendê-lo num tronco e muitas flechadas sobre ele foram lançadas até o ponto de pensarem que estava morto. Mas uma mulher, esposa de um mártir, o conhecia, aproximou-se dele e percebeu que ele estava ainda vivo por graça. Ela cuidou das feridas dele. Ao recobrar sua saúde depois de um tempo, apresentou-se novamente para o imperador, pois queria o seu bem e o bem de todo o Império. Evangelizou, testemunhou, mas, dessa vez, no ano de 288 foi duramente martirizado.
São Sebastião, rogai por nós!
Rezaremos por si na Missa
As Missas celebradas em nossa associação são oferecidas diáriamente pelas intenções que nos enviam. Se deseja que também rezemos por você, basta preencher abaixo:
Importância de conhecer a vida do Santo do Dia
Ao longo da história da Igreja Católica, a vida dos santos tem sido fonte de inspiração, exemplo e orientação espiritual para milhões de fiéis. Conhecer a vida dos santos não é apenas um exercício de devoção, mas também um convite a uma caminhada mais conscientena fé.
Os santos foram homens e mulheres comuns que, pela graça de Deus, viveram de forma extraordinária. Através das suas vidas, testemunharam virtudes como a caridade, a humildade, a perseverança e o amor a Cristo, mesmo em contextos adversos. Ao estudarmos as suas histórias, descobrimos que a santidade é possível em todas as circunstâncias: na vida familiar, no trabalho, na solidão, na doença, ou mesmo na perseguição.
Além disso, os santos são uma ponte entre o céu e a terra. Como intercessores, ajudam-nos a aproximar-nos de Deus. Ao conhecermos a sua vida e nos inspirarmos nos seus ensinamentos, tornamo-nos mais sensíveis à presença de Deus no nosso quotidiano. São Francisco de Assis, Santa Teresa de Ávila, Santo António ou São João Paulo II, entre muitos outros, mostram-nos caminhos diferentes, mas igualmente santos, de seguir Cristo.
A vida dos Santos é um tesouro da Igreja
Conhecer os santos também enriquece a nossa cultura e a nossa identidade cristã. Muitas festas populares, tradições locais e obras de arte estão ligadas à veneração dos santos. Ao compreendermos o seu significado, valorizamos mais o nosso património religioso e espiritual.
Por fim, os santos desafiam-nos. O seu exemplo obriga-nos a reflectir sobre a nossa própria vida: em que ponto estamos na nossa relação com Deus? O que podemos fazer para viver com mais amor, mais fé e mais entrega?
Conhecer a vida dos santos não é apenas recordar o passado — é deixar que esse passado transforme o nosso presente.
Siga-nos nas Redes Sociais
Se ainda não nos segue no Facebook, no Instagram ou no Youtube clique para nos seguir. Através das redes sociais procuramos levar a Palavra de Deus e os ensinamentos da Igreja Católica, a todas as pessoas do mundo.
Hoje, apesar de tantos avanços tecnológicos e científicos que os séculos XX e XXI conquistaram, apesar de tanto desenvolvimento, o género humano continua a sentir a sua limitação interior.
Isto ocorre, porque Deus criou o homem com uma sede de infinito que só será plenamente saciada quando a alma encontra a sua felicidade e o seu amor em Deus nosso Senhor e Criador.
A nossa missão como católicos deverá ser de evangelização, indo ao encontro dessas pessoas e encaminhá-las até Deus.